O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
SILVA, Juliana Alves da *;DUARTE, Karine Godoi ;
REIS, Vagner Lean dos.
* ajuliana095@gmail.com
Resumo: A sociedade está em constante transformação, quase tudo é dependente das tecnologias, seja tal vinculação direta ou indireta. Dessa maneira, ressaltamos a importância da utilização desses recursos em sala de aula sendo imprescindível para qualificar o novo contexto educacional. Para estudar esse tema, primeiramente foi realizada a leitura dos Guias de Tecnologias Educacionais e a escolha da Tecnologia Tonomundo. Após o envio do e-mail ao responsável, o qual não obteve resposta, nossa pesquisa pautou-se em noticias sobre as escolas participantes e portais. A tecnologia Tonomundo é um programa de inclusão digital que abrange várias escolas do Brasil e de países de língua portuguesa. Atua desde 2000 em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em parceria com a Escola do Futuro da USPSP. Tem por objetivo utilizar as Comunidades Virtuais de Aprendizagem para melhorar o ensino público no Brasil e promover a inclusão digital, tem foco na formação continuada de professores, de modo que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) façam parte do plano pedagógico das escolas beneficiadas. Todavia, também proporciona a essas instituições todo o equipamento necessário para a realização deste, como: computadores, scanners, impressoras e acesso à internet. Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil. No portal interativo, eles dispõem de ferramentas como blog, salas de bate-papo, fóruns e participam de um ciclo de formação com duração de dois anos. Além disso, são desenvolvidas atividades lúdicas on-line, das quais participam professores, alunos, pais e a comunidade do entorno da escola. Essa tecnologia já beneficiou 515 mil alunos e 7.276 professores, em 437 escolas do país. Nesse período, o programa recebeu 10 prêmios nacionais e internacionais.
Palavras-Chave: Inclusão digital, Formação de professores, Ensino público.
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