terça-feira, 23 de setembro de 2014

Trabalhos que serão apresentados na V MEPT

O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

SILVA, Juliana Alves da *;DUARTE, Karine Godoi ;
REIS, Vagner Lean dos.
* ajuliana095@gmail.com
Resumo:  A sociedade está em constante  transformação,  quase  tudo  é dependente  das tecnologias, seja tal vinculação direta ou indireta. Dessa maneira, ressaltamos a importância da  utilização desses recursos em sala de aula sendo imprescindível para qualificar o novo contexto educacional.  Para estudar esse  tema,  primeiramente  foi  realizada  a  leitura  dos  Guias  de Tecnologias  Educacionais e  a  escolha da Tecnologia Tonomundo. Após  o envio do  e-mail ao responsável, o qual não obteve resposta, nossa pesquisa pautou-se em noticias sobre as escolas participantes e portais. A tecnologia Tonomundo é um programa de inclusão digital que abrange várias escolas do Brasil e de países de língua portuguesa. Atua desde 2000 em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em parceria com a Escola do Futuro da USPSP. Tem por objetivo utilizar as Comunidades Virtuais de Aprendizagem para melhorar o ensino público no Brasil e promover a inclusão digital, tem foco na formação continuada de professores, de  modo  que  as  tecnologias  da  informação  e  comunicação  (TICs)  façam  parte  do  plano pedagógico das escolas beneficiadas. Todavia, também proporciona a essas instituições todo o equipamento  necessário  para a  realização  deste, como: computadores,  scanners, impressoras e acesso à internet. Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil. No portal interativo, eles dispõem de ferramentas como blog, salas de  bate-papo,  fóruns  e  participam  de  um  ciclo  de  formação com  duração  de  dois  anos.  Além disso,  são  desenvolvidas  atividades  lúdicas  on-line,  das  quais  participam  professores,  alunos, pais e a comunidade do entorno da escola. Essa tecnologia já beneficiou 515 mil alunos e 7.276 professores, em 437 escolas do país. Nesse período, o programa recebeu 10 prêmios nacionais e internacionais. 
Palavras-Chave: Inclusão digital, Formação de professores, Ensino público.





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